sábado, 16 de outubro de 2010

Peanuts - 60 anos.





A turma mais animada do cartoon mundial completou 60 anos este mês e isso não pode passar em branco.
A primeira publicação dos Peanuts aconteceu no dia 02 de outubro de 1950. O Snoopy apareceu dois dias depois. Ele deveria se chamar Sniff, mas já havia outra tirinha de quadrinhos que utilizava esse nome e então foi batizado de Snoopy.
Durante dois anos, Snoopy agiu como um cão convencional; não falava e andava sobre quatro patas. No dia 19 de outubro de 1952, seus pensamentos foram verbalizados pela primeira vez através de balões e começou a interagir com os personagens. A partir deste desenvolvimento, foram criados outros personagens tornando-o um cão multifacetado; em alguns momentos aparecia como um piloto da Primeira Guerra Mundial que combatia com seu arquinimigo Manfred von Richtofen, o Barão Vermelho(que aparece indiretamente representado pelas balas que atingem sua casa), aparece de vez em quando também como Joe Cool quando utiliza óculos de sol e se encosta na parede sem fazer nada. Além destes dois, ele é o shorstop da equipe de baseball de Charlie Brown, seu dono. Aparece em outros momentos como 'Flasbeagle', o 'Vulture' e o 'Legionário estrangeiro'.
O melhor amigo do Snoopy é o passarinho Woodstock, que somente fala através de marcas de apóstrofe. Ele também possui um outro inimigo invisível, o 'Gato estúpido da casa ao lado'.
Snoopy odeia doces de coco e bolachas, é claustrofóbico e tem medo de pedaços de gelo que balançam a sua casa, que por dentro é muito maior do que aparenta externamente. O cãozinho também é bilíngue, pois compreende um pouco de francês. A sua comida de cão chama-se 'para cães que voaram na Primeira Guerra Mundial e compreendem um pouco de francês'.
O sucesso da tirinha resultou na criação da série de TV de Snoopy.


Personagens dos Peanuts: Charlie Brown: Protagonista principal e dono do Snoopy.

Snoopy: o cachorro do Charlie Brown, um beagle muito estiloso e cheio de ideias.

Linus: melhor amigo de Charlie Brown que possui um cobertor azul do qual não se separa e acredita na Grande Abóbora.

Patty Pimentinha: menina moleque, que alimenta um grande amor por Charlie Brown.

Lucy: irmã mais velha de Linus, que adora implicar com Charlie Brown e é apaixonada por Schroeder.

Schroeder: pianista que vive a maior parte do tempo a tocar seu instrumento.

Sally: irmã mais nova de Charlie Brown que é apaixonada por Linus.

Woodstock: passarinho amarelo amigo do Snoopy.


Charles Schulz morre aos 77 anos nos EUA, em 12 de fevereiro de 2000. A última tirinha que ele escreveu foi no dia 03 de janeiro de 2000. Com a morte do autor, foram interrompidas as produções, ficando para nós um vasto acervo de 50 anos de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário